Quem ajudamos
Neste momento estão inscritos utentes dos seguintes estabelecimentos: a instituição da NECI, na Praia da Luz, o lar de Santo Amaro, em Lagos, e a Ala Autista da Escola EB 2,3 de Algoz.
Da NECI vêm dez utentes, do Santo Amaro vêm seis e outros seis de Algoz. A escola de hipismo e instalações utilizadas ficam localizadas em Quinta do Paraíso Alto, Bensafrim, que é um centro hípico licenciado.
Andar a cavalo é particularmente benéfico para utentes com múltiplas e profundas dificuldades de aprendizagem, pois proporciona uma experiência multi-sensorial, a qual é muito difícil recriar noutro ambiente. Para além dos benefícios físicos, uma aula de hipismo pode melhorar aptidões tais como numeracia, ortografia e escuta e ainda resolução de problemas.
Efectuamos avaliações prévias a todos os utentes, de maneira a assegurar que a equitação seja um desporto apropriado para cada um. O pai ou encarregado de educação deverá também dar consentimento. Solicitamos ainda uma declaração assinada pelo médico acompanhante, referindo que o utente se encontra apto a montar e a andar num cavalo.
Este “Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso” é uma Associação privada de caridade, sem fins lucrativos, localizada nos Montinhos da Luz, Lagos.
A NECI contribui para a melhoria da qualidade de vida – e também para a total inclusão na sociedade – de pessoas com deficiência, incapacidades ou atrasos no desenvolvimento na infância, e ainda de pessoas individuais ou famílias em situação sócio-económica muito fragilizada, valorizando o seu potencial e promovendo as suas habilidades.
Alguns dos utentes provenientes da NECI:
Nos anos ‘80 e ‘90, um grupo de Ingleses residentes no município de Lagos mostrou-se sensibilizado com o problema de deficiência motora, apercebendo-se também da existência de habitações precárias e inaptas no que respeita às exigências que tal realidade implica. Estas pessoas formaram um grupo, liderado por uma senhora inglesa – Mrs. Dodd – que se disponibilizou para tentar alterar esta realidade. Encontrar uma casa que reunisse as condições necessárias, tanto em termos geográficos como em termos de acessibilidade, estava a ser complicado, pelo que este grupo sugeriu ao Rotary Club de Lagos que unissem esforços, visto estes últimos estarem bem estabelecidos na comunidade e poderem tirar proveito do seu conhecimento social.
Alguns dos utentes provenientes do Santo Amaro:
Alguns alunos provêm da Ala Especializada de Autismo da Escola EB 2,3, do Algoz.