O que fazemos
A Associação de Equitação Adaptada do Barlavento é uma associação voluntária, sem fins lucrativos, dedicada a fazer uma diferença grande e duradoura nas vidas das pessoas com deficiência, permitindo que montem a cavalo de maneira a melhorar a saúde e bem-estar, e ainda a atingir novos objectivos.
Há 3 sessões por semana: segundas, quartas e sextas, sempre da parte da manhã. Cada aula é composta por um máximo de 4 utentes. A aula poderá durar entre uma hora e uma hora e meia. As idades dos utentes estão compreendidas entre os 6 e os 50+ anos. Os ajudantes (voluntários) são de todas as idades, mas principalmente pessoas já reformadas. Dito isto, teremos todo o gosto em receber voluntários de qualquer faixa etária, a quem daremos formação. Se estiver interessado em ajudar, é favor ir para a secção de ‘Voluntariado’ no nosso site.
A maior parte dos utentes necessita de três assistentes (um condutor de cavalo e dois caminhantes laterais), ou seja, são necessários entre 8 e 12 assistentes por cada aula.
As aulas são dadas por uma instrutora de equitação totalmente qualificada, Sue Wilson, a qual se formou em instrução de equitação para pessoas com deficiência, em Wrexham, na Inglaterra.
Algumas das aulas são acompanhadas por uma fisioterapeuta & hipoterapeuta altamente qualificada, Ângela Mesquita, a qual já enviámos em três ocasiões para o Reino Unido para receber formação especializada de hipoterapia no Riding for the Disabled Diamond Centre. As custas dos cursos, bilhetes de avião, etc foram suportadas através do dinheiro angariado.
O hipismo é especialmente benéfico para alunos que padeçam de dificuldades de aprendizagem múltiplas e profundas, pois proporciona uma experiência multi-sensorial, a qual é muito difícil de recriar em qualquer outro ambiente.
Para além dos benefícios físicos, os pais, professores e profissionais de saúde têm vindo a surpreender-se com as outras mais-valias que uma aula de equitação pode fazer sobressair nos utentes, tais como numeracia, ortografia, capacidade de escuta e ainda aptidões na resolução de problemas.
Ângela Mesquita, a nossa Fisioterapeuta e Hipoterapeuta qualificada
A instituição NECI, na Praia da Luz, o Lar de Santo Amaro, em Lagos, e a Ala de Autismo da Escola EB 2,3, de Algoz, são neste momento os três estabelecimentos dos quais provêm os nossos alunos. Dez alunos vêm da NECI, seis do Santo Amaro e seis do Algoz.
A escola de equitação e instalações que usamos fica situada na Quinta do Paraíso Alto, Bensafrim, que é um centro hípico registado.
Efectuamos uma avaliação prévia a todos os alunos, de forma a assegurar que a equitação é um desporto apropriado para cada caso. Tem de haver também consentimento por parte dos pais ou encarregados de educação.
É necessária ainda a apresentação de uma declaração assinada por um médico, declarando que o utente está apto a montar e a andar a cavalo.
Se desejar fazer voluntariado (não é necessário qualquer tipo de experiência prévia), é favor inscrever-se aqui.
Algumas fotografias tiradas nas aulas da RDB